segunda-feira, 18 de abril de 2011

Movie of the week - "Tráfico, bem-vindo à América"

Como amante de cinema que sou, decidi que, a partir de agora, todas as semanas, vou fazer um post sobre um determinado filme que me tenha marcado, seja pela história, pelo elenco ou, simplesmente, pelo tipo de emoção que despertou em mim. 
Assim sendo, e começando já, o filme que escolhi para esta semana não está na lista dos meus favoritos, mas foi o último que vi e achei que merecia atenção pelo assunto de que trata.

Chama-se "Tráfico, Bem-vindo à América" ou "Trade, welcome to America", título original, é de 2007, do realizador Marco Kreuzpaintner, e tem como frase de apresentação "Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas são traficadas...contra a sua vontade". Depois disto muito pouco há a desvendar. O filme gira, obviamente, em torno do tráfico de humanos, mas dá-lhe, como é próprio, contornos específicos através da história de uma menina de 13 anos que é raptada por uma rede secreta internacional na cidade do México e cujo irmão luta, desesperadamente, por salvar. 
A razão porque merece a minha atenção e a do resto do mundo é mais que óbvia. Tudo aquilo que demonstra é, ainda hoje, infelizmente, uma realidade e apesar do filme não mostrar as cenas chocantes de violação e maus tratos tal como elas são - o que eu, pessoalmente, acho mal, porque por mais horrivel e macabra que seja a realidade é nela que vivemos 24h por dia e é com ela que temos que lidar - toda a gente consegue perceber o que, realmente, se passa. 
Ver crianças de 12, 13 anos e ainda menos, serem vendidas em leilões na Internet a homens perversos e sem escrúpulos, com idade para serem seus avôs, e não ver ninguém a agir em contrário é, simplesmente, assustador! 
E é neste mundo, com tendência a piorar, que um dia vão viver os meus e os vossos filhos. Triste.

Carolina Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário