Segunda-feira passada numa das minhas aulas da manhã e entre muito sono e pouca vontade de trabalhar própria da hora, consegui estar atenta (pelo menos) à parte em que falámos de FELICIDADE - aquele termo que tanto se especula, do qual se tem, na minha opinião, uma ideia distorcida e idealista e que todos querem e não sabem como conseguir.
Durante esse tempo falámos em como não há uma definição real e precisa sobre o tema e em como isso depende de muitos factores, das pessoas, das vivências e personalidades pessoais.
Para mim a conversa serviu, acima de tudo, para clarificar a opinião que eu já tinha de que a felicidade não é aquele estádio final que se idealiza, aquela meta que parece nunca chegar. A felicidade são pequenos momentos, pequenos acontecimentos e situações, conversas, gestos e cumplicidades. Não é permanente, não é constante e eu vivo bem com isso!
É verdade que há sempre determinadas coisas que para nós são essenciais e nos fazem sentir realizados. Para algumas pessoas será trabalhar na área que lhes dá prazer, para outras poder comprar aquele carro ou aquela casa que sempre sonharam, para outras ainda, viajar e conhecer o mundo ou ir ao cinema todas as semanas com um balde de pipocas XL a acompanhar...enfim, excentricidades ou não que nos fazem sentir no topo do mundo. Mas apesar de tudo isso, acredito que há um bem mais importante que qualquer outro, que todos procuramos e que é, no fundo, o nosso objectivo final: o Amor! Seja da família, do namorado ou de um grupo de amigos, no fundo é aquilo que todos queremos e procuramos: alguém que goste de nós, que nos dê valor, que nos oiça e nos dê vontade de dar o mesmo em troca. Se pensarmos bem é a falta dele que torna as pessoas amargas e frias, que provoca frustração e solidão e que dá força à megalomania e aos excessos materiais.
Eu tenho a sorte de ter tido sempre amor e acho que toda a gente devia ter direito a tê-lo também, mas isso acaba, de certa forma, por depender um bocadinho de cada um de nós.
Carolina Rocha
Tens razão. O mal das pessoas é mesmo o pensar que a felicidade não está nas pequenas coisas e passarem os dias a procurar algo que está mesmo lá, debaixo do nariz.
ResponderExcluir:)
Sim :) Portanto vá, foca-te nos vernizes, na Psicologia, em mim e etc e tens Felicidade garantida, ahah :P
ResponderExcluir